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Procon Sinop abre prazo para empresas aderirem à Campanha Tchau Sufoco

Em sua 4ª edição, a Campanha Tchau Sufoco, promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), co...

14/07/2025 às 09h13
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sinop - MT
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Sinop - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sinop - MT

Em sua 4ª edição, a Campanha Tchau Sufoco, promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), começará no dia primeiro de agosto. Entretanto, o período para as empresas aderirem à campanha, já está aberto e segue até 31 desse mês. As empresas que desejarem participar, devem procurar a sede do Procon localizada na rua das Aroeiras, nº 1.116, no Centro, e comunicar seu interesse na campanha.

“Essa é a 4ª Edição que tem como objetivo, ajudar as pessoas que encontram-se endividadas, a regularizarem a vida financeira, mediante renegociação junto às empresas nas quais possuem dívidas ativas. É válido ressaltar que a campanha é promovida pela Prefeitura, mas todas as tratativas financeiras se dá junto às empresas”, explicou Vilson Barozzi, diretor da autarquia.

Até o momento, a campanha já possui algumas adesões, como o Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Bradesco, Gazin, rede Supermercados Machado, dentre outras. Acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, sob orientação do professor Fábio Nascimento Fagundes e professora Geslaine Figueiredo, atuarão com a disponibilização gratuita de consultoria financeira aos participantes da campanha.

A campanha recebe apoio da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), que representa a classe de empresários e comerciantes no município e, tem como foco principal o planejamento financeiro familiar “consuma com consciência”, “reflita antes de consumir” e “precisamos contabilizar diariamente as nossas finanças”.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), para medir o percentual de endividamento das famílias brasileiras, aponta que o mês de junho terminou com taxa elevada de 78,4%. Esse é o quinto mês consecutivo de aumento na taxa de endividamento.

“A renegociação das dívidas é, além de um planejamento financeiro familiar, também uma campanha de promoção à saúde psicológica e emocional. Sabemos, por índices nacionais, que o endividamento degrada essas duas áreas da saúde humana, o que prejudica todos os demais funcionamentos da sociabilidade pessoal”, explanou Barozzi, acrescentando ainda que “essa é uma ótima oportunidade aos consumidores de melhorar a sua vida financeira, com descontos significativos nos juros e multas geradas dessas contas já vencidas”.

O Procon comunica que os consumidores que desejam aderir à campanha e renegociar suas dívidas, devem procurar as empresas participantes, a partir do dia primeiro de agosto. Esse prazo inicial, é apenas para as empresas manifestarem interesse e aderirem à campanha.

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