Durante as férias escolares, a Secretaria de Educação, em conjunto com as escolas municipais, promoveu uma semana formativa para os profissionais da monitoria escolar. Segundo o Centro de Formação, cerca de 296 monitores participaram das capacitações que iniciaram no dia 7 de julho e seguem ocorrendo em algumas unidades escolares ao longo desta semana.
“Os assuntos abordados com os monitores foram voltados ao desenvolvimento e comportamento infantil, além dos cuidados com as crianças típicas e atípicas”, explicou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
As capacitações foram organizadas por cada unidade escolar conforme as demandas de sua realidade. Dentre os temas tratados estão a afetividade na primeira infância, o desenvolvimento sensorial, os fundamentos da educação inclusiva, tipos de necessidades especiais e estratégias de apoio, o Plano Educacional Individualizado (PEI), entre outros.
Monitora há dois anos, Daniely Neves conta que, durante a semana formativa, aprendeu acerca da importância de acolher cada aluno com empatia e respeitar as suas particularidades. “Cada aluno tem o seu ritmo, a sua maneira de se expressar e o meu papel como monitora é apoiar com paciência, incentivar a autonomia e ajudar na socialização das crianças”.
Os monitores escolares são fundamentais para garantir que o ambiente escolar seja seguro, acolhedor e propício à aprendizagem para todas as crianças. Para isso, os profissionais oferecem apoio pedagógico e disciplinar, auxiliando os professores, supervisionando e acompanhando os alunos.
Mín. 17° Máx. 32°