O prefeito Roberto Dorner destacou e enalteceu a importância da criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Sinop, de autoria da vereadora Sandra Donato (Republicanos), e que tem como objetivo estabelecer um espaço institucional específico para a defesa dos direitos das mulheres dentro da casa de leis.
“A vereadora Sandra está de parabéns pela iniciativa. Cada projeto desse vem para engrandecer, proteger as mulheres. Precisamos de leis mais duras, precisamos que nosso senado, nossos deputados federais, façam leis [a nível nacional] mais duras porque o povo acha fácil. Hoje, prende um cidadão desse que comete crime e ele logo está solto. Sem leis mais duras, será difícil combater esses crimes”, destacou o prefeito. “ Quem bate em mulher, quem comete violência contra a mulher, ele não pensa na vida. É nascido de uma mulher, tem que ter o respeito”, emendou.
A procuradoria terá como objetivo fortalecer a luta contra as diversas formas de violência e discriminação. Dentre as metas da procuradoria, também está garantir acompanhamento efetivo da implementação de políticas públicas voltadas às mulheres, a fiscalização de programas estaduais e municipais de promoção de igualdade de gênero, realização de campanhas educativas e anti-discriminatórias e definição de seminários, palestras e pesquisas sobre a violência contra a mulher e sobre representação política.
“A Procuradoria da Mulher vem aí de encontro com algumas políticas já estabelecidas. O principal trabalho nosso vai ser trabalhar de frente com a rede de enfrentamento, principalmente com o trabalho de prevenção. Hoje nós precisamos de orçamento para fazer esse trabalho para que as nossas mulheres realmente sejam encaminhadas para o canal correto, onde elas possam buscar ajuda e ser atendidas”, explicou a vereadora.
A solenidade de posse da Procuradoria ocorreu na manhã desta segunda-feira (19), no Plenário Jorge Abreu, na Câmara, empossando Sandra como procuradora e, o vereador Enio da Brígida, procurador adjunto. O evento contou com a presença de autoridades judiciárias, membros da sociedade civil organizada e da deputada estadual Janaína Riva (MDB).
“A Procuradoria se tornou um elo entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário, fazendo com que mulheres que tivessem qualquer tipo de dificuldade ou de omissão por parte do Estado ou do Poder Judiciário pudesse ter voz e vez. Eu tenho certeza de que aqui na Câmara Municipal de Sinop não será diferente”, pontuou Janaína Riva, em seu discurso.
Mín. 19° Máx. 30°